segunda-feira, 2 de julho de 2012

"Um texto pequeninho pra nós...rsrs"

Oie...
Como estão todos? Espero que bem. Eu continuo aqui, firme e forte...rs
Eu não estou conseguindo digitar muito, as dores incomodam, estou com bastante inchaço nos punhos e com ele muita dor... 
Sentir dor cansa, nos deixa um tanto nervosos, sem paciência... E esses últimos dias elas estão me atrapalhando inclusive a dormir, o que me resta é tentar diminuir ao máximo a dor com analgésicos, para ter alguma qualidade de vida, fazer coisas que pessoas da minha idade fazem sem nenhuma dificuldade... Estudar, trabalhar, passear, dançar.
Desde que cheguei de SP não consegui marcar consulta com  meu médico, não há previsão de vagas, já venceu o prazo de fazer novos exames e nada de conseguir uma consulta para pegar os pedidos, e como tenho sentindo muita dor, cansaço, desconforto esses exames já eram para ter sido feitos, inclusive da parte renal e da área abdominal.... Essa demora, esse descaso com o ser humano me deixa ainda mais agitada, nervosa, também não é pra menos.
Vou tentar marcar pelo meu convênio, mas plano de saúde tá igual hospital público demora meses pra você conseguir se consultar, a coisa tá feia...rs 
Estou tentando me reorganizar mais uma vez, recomeçar é preciso todos os dias, principalmente na minha situação. 
Estou voltando para a faculdade, estou na correria essa semana com a organização dos documentos que são necessários, quero voltar a ter uma vida "normal". Se é que eu louca desse jeito consiga levar uma vida normal...rsrs.
No fim de semana fui dar um passeio, aniversário da minha irmã, foi ótimo, ri muito, toda família reunida, pensa no povo alegre... Também foi aniversário da mãe de uma amiga minha, fizemos bolo...rs, eu na cozinha, imagina né, mas deu tudo certo, to ficando boa na coisa...rs, assistimos o DVD do espanta, ri demais, brinquei bastante com o pequeno Nícolas, toda hora alguém tinha que mandar a gente parar de fazer barulho para conseguirem assistir o DVD...rs. Criança tem que ter infância não é mesmo?!  Eu e o Nícolas tava tendo a nossa, eu um pouquinho atrasada mas tá valendo...srsrs
Eu e minha florzinha Sâmia fomos tomar a vacina, eu contra a gripe e a minha pequena contra paralisia infantil, ela tomou a gotinha  e saiu super feliz mostrando a língua pra todo mundo... A enfermeira disse pra mim mãezinha coloca ela no seu colo, mas nem precisou, minha pequena é nota 1000, não dá trabalho nenhum é uma criança maravilhosa, apesar de ser loira e amarela igual a mim e as pessoas acharem que ela é minha filha...rs, a única ligação que temos é o amor que sentimos uma pela outra... Aliás mãezinhas, vacinem teus filhos, são essas vacinas que manterão teus filhotes saudáveis e por muito mais tempo ligados a vocês... A prevenção é a maior prova de amor.
Quero fazer um agradecimento a uma pessoa muito especial pra mim, a Simone, um amor de pessoa, um doce e de um coração enorme, mesmo longe tem se saído uma grande amiga, sempre preocupada, dando um jeitinho de estar próxima... O que ela faz por mim não me cabe palavras, nem agradecimentos, mesmo que eu diga o quanto sou grata não irei retribuir o que ela esta fazendo por mim. Simone obrigada por seu carinho, atenção, por ser minha amiga, por tuas palavras, por sua presença, por estar fazendo parte da minha história... Te adoro! 


Me pediram para postar mais informações da doença, como a doença age no organismo e sobre a medicação usada no tratamento...
Copiei e colei aqui algumas informações que encontrei em alguns sites, tentei encontrar as menos assustadoras possíveis...rs


Lúpus eritematoso sistêmico...

lúpus talvez seja a mais característica das doenças auto-imunes. É uma doença riquíssima em achados clínicos e ainda pouco compreendida. Entenda o que é o Lúpus e saiba quais órgãos são mais acometidos.

Para uma melhor compreensão do texto, sugerimos também a leitura do texto sobre doença autoimune.

O que é lúpus?

A doença lúpus é caracterizada pela produção de vários auto-anticorpos, ou seja anticorpos que atacam o próprio corpo. Entre os auto-anticorpos comuns do lúpus há um contra o núcleo das células e outro contra o  DNA do próprio paciente. Só por aí já dá para imaginar o estrago que a doença pode causar, já que ela cria anticorpos contra estruturas essenciais à nossa vida.

Não se sabe por que o corpo começa a produzir esses anticorpos. Existe provavelmente uma associação de fatores genéticos, pois a doença é mais comuns quando há história familiar positiva, e fatores ambientais ainda não identificados.

O lúpus ataca pele, rins, articulações, pulmão, coração, vasos sanguíneos, células do sangue, sistema nervoso, trato gastrointestinal entre outros órgãos e tecidos. A doença é nove vezes mais comum em mulheres do que homens e ocorre em todas as idades, sendo mais prevalente entre 20 e 40 anos.

O lúpus é uma enfermidade de difícil tratamento e em casos graves requer uso de drogas imunossupressoras pesadas. Ao mesmo tempo que é um desafio tratá-la, é uma patologia que mostra o quanto a medicina avançou nas últimas décadas. Na década de 50, mais de 60% dos pacientes morriam antes de completarem cinco anos de doença. Hoje 80% sobrevivem por pelo menos vinte anos.

Sintomas do lúpus eritematoso sistêmico.

Vamos descrever os sintomas mais comuns do lúpus. Isso não significa que todo paciente com lúpus terá obrigatoriamente todos as manifestações explicadas abaixo. Há casos de lúpus com poucos sintomas e casos com muitos sintomas.

a.) Articulações

O acometimento das articulações ocorre em até 95% dos pacientes com lúpus. As duas principais manifestações são a artrite (inflamação da articulação) e a artralgia (dor articular sem sinais inflamatórios). Muitas vezes esses sintomas surgem anos antes do diagnóstico definitivo de lúpus.

A artrite e a artralgia do lúpus têm algumas características que as diferenciam das outras doenças que também acometem as articulações:

- São migratórias, ou seja, as dores mudam de articulações em questão de 24-48 horas. Um dia doem os joelhos, no outro o punho, em um terceiro o ombro, depois volta para o joelho, etc.

- O envolvimento é simétrico, ou seja, quando um joelho dói, o outro também.

- Costuma se apresentar como poliartrite ou poliartralgia, o que significa que várias articulações doem ao mesmo tempo. O acometimento de uma única articulação fala a favor de outros diagnósticos, como a gota (leia: SINTOMAS DA GOTA E ÁCIDO ÚRICO) ou artrite séptica.

- Em geral, a articulação dói muito mais do que a aparência dela pode sugerir para quem examina.

As articulações mais comumente acometidas são as das mãos e dedos (falanges), punho e joelhos. 

b.) Pele

Outro órgão muito frequentemente acometido é a pele. Até 80% dos pacientes com lúpus apresentam algum tipo de envolvimento cutâneo, principalmente nas áreas expostas ao sol.

As lesões típicas incluem o rash malar ou rash em asa de borboleta. Trata-se de uma área avermelhada que encobre as bochechas e o nariz como pode ser visto nas fotos abaixo.

Lúpus- rash em asa de borboletaLúpus- rash em asa de borboleta


O rash malar aparece em pelo menos 50% dos pacientes, costuma durar alguns dias e recorre sempre que há exposição solar. Exposição prolongada a luzes fluorescentes também pode desencadear lesões cutâneas do lúpus.

Lúpus discóide
Lúpus discóide (clique para ampliar)
Outra lesão dermatológica comum é o lúpus discoide, que se caracteriza por placas arredondadas e avermelhadas, mais comuns na face, pescoço e couro cabeludo.

Lúpus discóide
Lúpus discóide (clique para ampliar)
O lúpus discoide pode fazer parte do quadro do lúpus sistêmico, ou ser a única manifestação da doença. Neste último caso, o prognóstico é melhor, já que não há envolvimento de outros órgãos.

Pacientes com lúpus discoide isolado apresentam 10% de chance de evoluírem para o lúpus eritematoso sistêmico. Quanto mais numerosas forem as lesões discoides, maior o risco de evolução para outros órgãos.


Outras lesões dermatológicas comuns são a perda de cabelo, que pode acometer não só o couro cabeludo, mas também sobrancelhas, cílios e barba.

Ulceras orais semelhantes às aftas são comuns, porém, com a diferença de serem normalmente indolores (leia: CAUSAS E TRATAMENTO DA AFTA).

O fenômeno de Raynaud é uma alteração na coloração dos membros causado por espasmo dos vasos sanguíneos. O espasmo das artérias provoca uma súbita falta de sangue deixando a mão pálida. Se o espasmo persistir, a falta de sangue faz com que a mão que estava pálida comece a ficar arroxeada. Esta isquemia pode causar muita dor. Quando o espasmo desaparece, o rápido retorno do sangue deixa a pele quente e bem avermelhada.

O fenômeno de Raynaud não é exclusivo do lúpus e pode ocorrer mesmo em pessoas sem doença alguma diagnosticada. Frio, cigarro e cafeína podem ser gatilhos para esse sintoma.

c.) Rins

Até 75% dos pacientes com lúpus irão desenvolver alguma lesão renal durante o curso de sua doença.

O achado mais comum é a perda de proteínas na urina, chamada de proteinúria (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).

Outros achados importantes são:

- Hematúria (sangue na urina), que pode ser macroscópica ou microscópica (leia: HEMATÚRIA - URINA COM SANGUE)

- Elevação da creatinina sanguínea (leia: VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?) que indica insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA).

- Hipertensão (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO).

O acometimento renal mais comum é a glomerulonefrite (lesão do glomérulo renal) causada pelos auto-anticorpos (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ?). Existem basicamente cinco tipos de glomerulonefrite pelo lúpus, reunidas pelo termo nefrite lúpica.

São elas:

Nefrite lúpica classe I - Glomerulonefrite mesangial mínima
Nefrite lúpica classe II - Glomerulonefrite proliferativa mesangial
Nefrite lúpica classe III - Glomerulonefrite proliferativa focal
Nefrite lúpica classe IV - Glomerulonefrite proliferativa difusa
Nefrite lúpica classe V - Glomerulonefrite membranosa

As classes III, IV e V são as mais graves, sendo a glomerulonefrite proliferativa difusa (classe IV) a que apresenta pior prognóstico. A glomerulonefrite mesangial mínima (classe I) é a mais branda.

A nefrite lúpica é classifica em classes porque cada uma dessas lesões apresenta prognóstico e tratamentos distintos. Por isso, a identificação de qual tipo de nefrite lúpica o paciente possui é de grande importância.

Apenas com os dados clínicos não é possível se estabelecer qual tipo de nefrite lúpica estamos lidando, já que proteinúria, hematúria e insuficiência renal são achados comuns nas nefrites tipo II, III,IV e V. Por isso, todo paciente com lúpus manifestando sinais de doença nos rins deve ser submetido à biópsia renal (leia: ENTENDA A BIÓPSIA RENAL) para se identificar qual tipo de lesão no glomérulo que os auto-anticorpos estão causando.

É perfeitamente possível que um paciente apresente mais de uma classe de nefrite lúpica ao mesmo tempo.

As classes I e II não costumam necessitar de tratamento específico, porém, as classes III, IV e V como apresentam pior prognóstico e grande risco de insuficiência renal terminal, são normalmente tratadas com drogas imunossupressoras pesadas. As mais comuns são corticoides (cortisona), ciclofosfamida, ciclosporina, micofenolato mofetil e azatioprina.

Os pacientes não tratados ou que não apresentam boa resposta às drogas, inevitavelmente acabam precisando de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE? COMO ELA FUNCIONA?).

d.) Sangue

Os auto-anticorpos também podem atacar as células sanguíneas produzidas pela medula óssea. A alteração mais comum é a anemia, que ocorre não só pela destruição das hemácias, mas também pela inibição da produção na medula óssea (leia: SINTOMAS DA ANEMIA).

Outra alteração hematológica comum é a diminuição dos glóbulos brancos (leucócitos), chamada de leucopenia. O mecanismo é o mesmo da anemia, destruição e inibição da sua produção. Seguindo o mesmo raciocínio também podemos encontrar a redução do número de plaquetas, chamado de trombocitopenia.

Quando temos queda das três linhagens sanguíneas ao mesmo tempo (hemácias, leucócitos e plaquetas) damos o nome de pancitopenia.

Qualquer uma dessas alterações pode ser fatal, seja por grave anemia , por infecções devido à baixa contagem de glóbulos brancos ou por sangramentos espontâneos devido à queda das plaquetas.

Aumento dos linfonodos e do baço também são um achado comum no lúpus e podem ser confundidos com linfoma (leia: O QUE É UM LINFOMA ?).

Outro problema comum no lúpus é o surgimento de tromboses. A síndrome do anticorpo antifosfolipídeo é uma doença que ocorre com frequência nos pacientes com lúpus e está associada à formação de múltiplos trombos, tanto nas artérias como nas veias, podendo levar a quadros de AVC, infarto renal, isquemia dos membros, trombose venosa das pernas e embolia pulmonar (leia: EMBOLIA PULMONAR).

e.) Vasos sanguíneos

Além das tromboses que ocorrem com a síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, os auto-anticorpos do lúpus podem atacar os vasos sanguíneos diretamente, causando o que chamamos de vasculite. A vasculite pode acometer qualquer vaso do corpo, podendo lesar pele, olhos, cérebro, rins...

Para saber mais sobre vasculite, leia: SAIBA O QUE É VASCULITE

f.) Sistema nervoso

O lúpus pode cursar com síndromes neurológicas e psiquiátricas.

As lesões neurológicas ocorrem por tromboses e vasculites, que acabam por provocar AVC (leia: ENTENDA O AVC - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

Alterações psiquiátricas também podem ocorrer devido ao lúpus. As mais comuns são a psicose, onde o paciente começa a ter pensamentos bizarros e alucinações, e a demência, com perda progressiva da memória e da capacidade de efetuar tarefas simples.

g.) Outros órgãos

Virtualmente qualquer órgão do corpo pode ser acometido pelos anticorpos do lúpus. Derrame pericárdico e derrame pleural (água na pleura e no pericárdio) (leia: DERRAME PLEURAL - Tratamento, sintomas e causas) são achados comuns. Acometimentos do sistema gastrointestinal, dos pulmões, infartos do miocárdio, lesões nas válvulas cardíacas e pancreatite (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA) também podem ocorrer.

Outros achados muito prevalentes no lúpus são o cansaço (fadiga), a perda involuntária de peso e febre baixa constante.

Diagnóstico do lúpus

O diagnóstico de lúpus é feito através dos achados clínicos e da dosagem de anticorpos nos sangue. O principal é o FAN (ANA em Portugal) (leia: O QUE É O FAN (FATOR ANTINUCLEAR) ?), o anticorpo contra proteínas do núcleo das células.

O FAN está quase sempre presente nos casos de lúpus, mas também pode ocorrer em outras doenças autoimunes como hipotireoidismo de Hashimoto, artrite reumatoide, esclerodermia, etc.

O FAN, entretanto, pode eventualmente estar positivo em pessoas normais. Portanto, a sua presença não necessariamente confirma a doença, mas a sua ausência afasta o diagnóstico de lúpus em quase 100%. Os casos de lúpus discoide isolado, sem acometimento sistêmico, são a exceção, podendo não ter o anticorpo FAN positivo.

A presença de dois outros anticorpos estão muito associados ao lúpus: Anti-Sm e anti-DNA(ds). A presença de sintomas típicos, FAN positivo e um desses dois anticorpos fecham o diagnóstico de lúpus.

Tratamento do lúpus

O tratamento é feito normalmente com corticoides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES ), cloroquina e anti-inflamatórios. Casos mais severos necessitam de drogas mais pesadas como ciclofosfamida, micofenolato mofetil, azatioprina e o próprio corticoide em doses elevadíssimas.

Em 2011 foi aprovada mais uma droga para o lúpus, chamada Belimumab (Benysta®). Este medicamento é um anticorpo sintético contra os nossos linfócitos B, as células de defesa que produzem os auto-anticorpos do lúpus. O Belimumab deve ser usado em conjunto com as atuais drogas e parece reduzir a atividade da doença e o números de recaídas. Entretanto, é importante salientar que os estudos com esta droga não incluíram pacientes que já usaram ciclofosfamida anteriormente ou que tenham lesão renal ou neurológica pelo lúpus. Isto significa que a droga foi testada apenas em pacientes com casos mais brandos da doença. Outra dado é que nos dois estudos conduzidos, a droga teve eficácia muito menor em pacientes afrodescendentes, parecendo não ser uma boa opção para este grupo étnico.

Em casos muito graves, com vasculite difusa, hemorragia pulmonar, lesões neurológicas etc, pode ser necessário o tratamento com plasmaférese (leia: ENTENDA O QUE É PLASMAFÉRESE) para se reduzir o número de auto-anticorpos circulantes.

Os doentes com lúpus podem alternar fases de crises e fases de remissão. Alguns paciente conseguem ficar anos sem sintomas da doença. Alguns fatores favorecem a reativação da doença nos pacientes em remissão.

- Exposição ao sol
- Estresse físico ou mental
- Gravidez
- Infecções
- Cigarro

- Abandono do tratamento





TRATAMENTO COM O PREDNISONA ( CORTICOIDE).


Esse texto vai tratar das indicações e efeitos colaterais de todos os corticoides com especial ênfase na prednisona, a droga mais usada da classe. 



prednisona é um glicocorticoide sintético, similar ao hormônio cortisol produzido em nossas glândulas supra renais (leia: ENTENDA A GLÂNDULA SUPRA RENAL).

Os glicocorticoides (glicose + cortex + esteróides) são hormônios esteroides (não-anabolizantes e não-sexuais) produzidos pelo córtex da glândula suprarrenal.

O hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo é o cortisol. Níveis normais são essenciais para a saúde. O cortisol tem ação no metabolismo da glicose, nas funções metabólicas do organismo, na cicatrização, no sistema imune, na função cardíaca, no controle do crescimento e em muitas outras ações básicas do nosso corpo.

O cortisol é um hormônio de estresse. Ele recebe esse nome pois sua produção é aumentada toda vez que nosso organismo encontra-se sob estresse físico. Podemos citar como exemplos, traumatismos, infecções e cirurgias. O cortisol aumenta a disponibilidade de glicose e energia, eleva a pressão arterial e prepara o organismo para sofrer e combater 


insultos.

  As doses diárias equivalentes a 5-10mg de prednisona são chamadas de doses fisiológicas por serem compatíveis com a produção diária natural de cortisol. Nestas doses, os corticoides sintéticos apresentam apenas efeito anti-inflamatório.


Em situações normais a secreção de cortisol pela supra renal apresenta um ciclo circadiano, ou seja, sofre alterações de acordo com o período do dia. Durante as primeiras horas da manhã a sua secreção está muito elevada, reduzindo-se ao máximo por volta das 23h. Por isso, optamos por administrar os corticoides durante a manhã para tentar simular a secreção fisiológica que o organismo está habituado e diminuir os efeitos colaterais.

Conforme a dose vai sendo elevada, a prednisona, ou qualquer outro corticoide, começa a apresentar efeitos imunossupressores, o que justifica os seu uso nas doenças auto-imunes e no transplante de órgãos.

Em doenças auto-imunes e glomerulonefrites podemos usar até 80mg de prednisona por dia. Em casos graves lançamos mão de um procedimento chamado pulsoterapia que consiste na administração venosa de até 1000mg de metilprednisolona por 3 dias seguidos. Essa pulsoterapia pode ser usada em vasculites graves, em casos de rejeição de órgãos transplantados e no tratamento de doenças auto-imunes descompensadas como o Lúpus, por exemplo.

Os corticoides podem ser administrados por várias vias. Corticoides sistêmicos são aqueles tomados por via oral ou via intravenosa. Na asma é muito comum a administração do corticoide inalatório. Na rinite e sinusite a via é a intranasal (leia: SINUSITE / RINOSSINUSITE). Nas doenças de pele, o corticoide é tópico, ou seja, em cremes ou pomadas. Pode haver corticoides em colírios e em soluções para administração nos ouvidos. Nas artrites a via pode ser diretamente intra-articular (infiltração).

Efeitos colaterais da prednisona e dos corticoides em geral

Efeitos colaterais dos corticoides
Estrias
Ao mesmo tempo que são drogas extremamente úteis em uma variedade de doenças graves, os corticoides apresentam, principalmente se usados a longo prazo, uma lista imensa de efeitos colaterais indesejáveis, que variam desde problemas estéticos até infecções graves por imunossupressão.

Os efeitos colaterais estão intimamente relacionados a dose e ao tempo de uso. Em muitos casos os efeitos adversos são menos graves do que as doenças que se pretende tratar. O uso esporádico e por pouco tempo não é capaz de levar ao efeitos descritos a seguir. 

a) Efeitos colaterais dos corticoides na pele

Os efeitos estéticos são os que mais incomodam os pacientes, principalmente as mulheres.

Efeitos colaterais dos corticóides
Púrpura pelo corticoide
Entre os mais comuns podemos citar a equimose e a púrpura associadas ao corticoide. São pequenas hemorragias que ocorrem em baixo da pele, normalmente em áreas expostas ao sol, como mãos e antebraços.

Estrias de cor arroxeada e localizadas na região abdominal (leia: ESTRIAS | Tratamento e prevenção), calvície (leia: CALVÍCIE E TRATAMENTO PARA QUEDA DE CABELO), crescimento de pêlos em mulheres e acne (leia: ACNE - CRAVOS E ESPINHAS) também ocorrem com frequências em usuários crônicos de corticoides.

Um sinal típico da toxicidade pelos corticoide é o desenvolvimento da aparência "cushingóide" que se caracteriza por um face arredondada (chamada de fácies em lua), pelo acúmulo de gordura na região posterior do pescoço e das costas (chamado de corcova ou giba de búfalo) e pela distribuição irregular da gordura corporal, com predomínio na região abdominal e tronco.


Efeitos colaterais dos corticóidesEfeitos colaterais dos corticóides

            Fácies em lua                                                                          Corcova ou giba de búfalo


b) Efeitos colaterais dos corticoides nos olhos

O uso contínuo de corticoides sistêmicos, normalmente por mais de 1 ano com doses maiores que o equivalente a 10mg de prednisona pode levar a alterações oftalmológicas como a catarata e glaucoma (leia: GLAUCOMA | Sintomas e tratamento). Tanto os corticoides usados por via oral, usados por via nasal (spray nasal para asma ou bronquite) ou como forma de colírios podem causar ambas doenças.

Se quiser saber mais sobre corticoides e olho, leia o blog Oftalmologia e Saúde Ocular: Corticoides - Efeitos Colaterais nos olhos

c) Efeitos colaterais metabólicos dos corticoides

Além do ganho de gordura já descrito anteriormente, a corticoterapia crônica também leva a alterações do metabolismo da glicose, podendo inclusive induzir ao Diabetes Mellitus (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS) e a elevação dos níveis de colesterol (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL)).

d) Efeitos colaterais cardiovasculares dos corticoides

A incidência de várias doenças cardiovasculares costuma aumentar com o uso prolongado de corticoides. Podemos citar o aumento da ocorrência de hipertensão (leia. SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO), infartos do miocárdio (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA), insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA - CAUSAS E SINTOMAS) e AVC (leia: ENTENDA O AVC - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

e) Efeitos colaterais músculo esqueléticos dos corticoides

A corticoterapia prolongada é responsável por aumento da incidência de osteoporose (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE), necrose óssea, lesões musculares (miopatia), fraturas ósseas e distúrbios do crescimento quando usado em crianças.

f) Efeitos colaterais dos corticoides no sistema nervoso central

O uso de corticoides em um primeiro momento pode causar uma sensação de bem-estar e euforia. Porém, a longo prazo está associado a uma maior incidência de quadros psiquiátricos como psicose e depressão, além de insônia e alterações da memória.

g) Efeitos colaterais imunológicos dos corticoides

A imunossupressão causada pela corticoterapia é um efeito desejável nos casos das doenças auto-imunes, mas pode também ser um grande problema por facilitar a ocorrência de infecções. É preciso saber balancear bem os risco com os benefícios.

O risco de infecção ocorre naqueles que tomam o equivalente a 10mg/dia ou mais de prednisona por vários dias, sendo muito elevado em doses acima de 40mg por dia. O risco de infecção torna-se significativo a partir de uma dose acumulada de 700mg de prednisona ou equivalente.

Além de facilitar infecções, os corticoides também inibem o surgimento da febre, dificultando o reconhecimento de um processo infeccioso em curso (leia: O QUE SIGNIFICA E POR QUE TEMOS FEBRE ?).

Doentes submetidos a altas doses de corticoides devem evitar tomar vacinas compostas por vírus vivos sob o risco de desenvolver infecções vacinais. Vacinas com vírus mortos podem ser administradas, porém, a corticoterapia também pode impedir a formação de anticorpos fazendo com que a vacina apresente pouca eficácia. Muitas vezes são necessárias doses maiores para um eficaz imunização.

h) Efeitos colaterais dos corticoides inalatórios

Os corticoides inalatórios usados principalmente na asma apresentam pouca absorção sistêmica, por isso, apresentam menos efeitos colaterais. Os efeitos colaterais sistêmicos costumam ocorrer somente após vários anos de uso.

Os efeitos adversos mais comuns são locais e devido a precipitação do corticoide na cavidade oral. Entre eles podemos citar a rouquidão e a candidíase oral (leia: O QUE É A CANDIDÍASE ?)

i) Outros efeitos colaterais dos corticoides

Retenção de líquidos, alterações menstruais, gastrite e úlcera péptica (leia: GASTRITE E ÚLCERA GÁSTRICA), esteatose hepática (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?), pancreatite (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA) e infertilidade.

Efeitos colaterais dos corticoides
Resumo dos efeitos colaterais dos corticoides (clique na imagem para ampliar)

Cuidados e perigos do uso de corticoides

A corticoterapia prolongada requer alguns cuidados, principalmente na hora de de suspender a droga.

O uso de prednisona ou similares por muito tempo, inibe a produção natural de cortisol pela supra renal. Como os corticoides sintéticos têm uma meia-vida de algumas horas apenas, a suspensão abrupta faz com que após 2 ou 3 dias os níveis de cortisol fiquem próximo de zero. Quando a supra renal fica muito tempo inibida pelo administração de corticoides exógenos, ela demora até voltar a produzir o cortisol natural. Em geral, tratamentos que duram menos de 3 semanas, não costumam causar grandes efeitos colaterais, nem causam inibição prolongada das supra renais.


"Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme."

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."


Beijinhos... da menina blog.




6 comentários:

  1. Querida Ju, muito bom seu artigo, muito boa informação. Nunca é demais a informação sobre a nossa doença, que ainda tantos desconhecem... Espero que esteja melhor.
    Mil beijos
    Lita

    ResponderExcluir
  2. Informação nunca é demais. Fico contente que você apesar das dores está tentando voltar a ter uma vida normal. Muito bom vc estudar, sair. Isso aí vai dar tudo certo! To na torcida! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida menina do Blog.
    Minha flor, li teu post., aos poucos
    para tentar entender essa doença.
    Te admiro a cada novo post., a cada
    momento de superação...Te amodoro e
    torço por tua melhora, que DEUS alivie
    teus momentos de dor e te acalente em
    teus braços e te proteja...Te amodoro
    e estou por aqui é só me chamar...Bjinhos
    Curativos!! Fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe responder por aqui, mas não sei pq meu retangulo p/respostas não abre, tb pouco sei destas coisas. Meu anjo, valeu, valeu, valeu, seu post é explicativo, instrutivo nos faz sber das coisas relativas a esta doença pelo menos por minha pessoa ainda desconhecida, pra vc anjinha, meu carinho, meu dileto amor e muiiiiitos desejos d q vc esteja cada dia melhor se não da dor, mas com certeza desta energia positiva q vc sempre tem e doa pra quem visita seu espaço, com carinho, afeto e desejos de paz aceita meus bjos, bjos e bjosssssssssssssssssssssssss

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Oi menina do Blog,
    Li tudinho porque não sabia nem da metade
    sobre o que você falou.
    E tenho certeza que Deus esta te dando muita coragem
    para enfrentar seu fardo.
    Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas
    (Cora Coralina)E voce toca o coração, a alma, os olhos, as mãos...
    Deixo pra voce um pedacinho do sol para aquecer sua noites e trazer dias melhores.
    beijos

    ResponderExcluir