quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cuidados diários de um Lúpico.

Com alguns posts que eu já havia feito, conclui-se de que um lúpus é uma doença muita séria.´
É uma doença bastante complexa e muitas vezes entende-la e entender a pessoa que tem a doença é muito complicado... afinal pessoas  lúpicas são extremamentes bipolares uma hora estão muito bem e outrora bastante nervosos e tensos.
Muitos acham simples olhar e dizer que um lúpico sofre de preguiça crônica, tudo bem que preguiça também adoece, mas no caso de quem tem o lobo não é preguiça crônica e sim dores muito fortes, muito incomodas e estressantes. Por muitas vezes é necessário um repouso para evitar que as dores sejam muito intensas.
Você conviver com uma doença sabendo que ela ataca todos os seus tecidos e agride todo seu sistema não é fácil, por isso muitos dos lúpicos desenvolve depressão , choro fácil, irritabilidade e psicose.
E muitas vezes o lúpus vem associada a outras doenças como a coréia que é uma doença rara em que a pessoa tem movimentos involuntários e não coordenados de membros superiores e inferiores.
Entre outras coisas como a Neurite periférica que provoca ardência, formigamento, queimação e perda de força. Convulsões que é mais frequentes como primeira manifestações em crianças...
Quando fiz o blog me preocupei  todo tempo em mostrar a realidade dessa doença, não esconder seus sintomas e mostrar as consequências da falta de cuidado com ela.
Então procurei analisar, pedir opiniões e idéias do que postar e como ajudar os lúpicos.
 Foi quando fui encontrada por um grupo maravilhoso, com pessoas dispostas a ajudar, todos do grupo possui a doença, uns com menos tempo e outros com mais tempo...
Infelizmente não posso ter contato pessoalmente com eles por enquanto, pois vivem em Portugal e eu no Brasil, mas estamos sempre conversando, tirando dúvidas uns dos outros e trocando experiências.

Pedi ajuda a eles e uma moça Catarina muito simpática e bem disposta a me ajudar me deu a idéia de colocar aqui cuidados gerais diários que um lúpico deve ter.
 Então pesquisei formas de melhorar nosso dia - dia, coisas que devemos fazer para ter maior conforto e o que devemos evitar...
Dica dessa semana:
Borboletas, pratiquem exercícios físicos moderadamente, como caminhadas, natação, aulas de dança, e execícios aérobicos , isso ajuda nas melhorar as dores nas articulações,e musculaturas, ajuda a perder a retenção de liquido provocada pelos corticóides e aumenta a capacidade cardiaca e pulmonar.


Beijinhos...da menina do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário