quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sindrome de Sjõgren

O Síndrome de Sjögren (S.S.) é uma doença auto-imune crônica, em que o sistema imune, que normalmente protege o nosso organismo de doenças e o defende de infecções, fica desregulado e ataca tecidos saudáveis do próprio corpo.É uma doença que atinge principalmente as glândulas lacrimais e salivares, ocasionando os principais sintomas que caracterizam a doença: olhos secos e boca seca...
Outras securas bastante frequentes são as dos tecidos da pele, mucosa nasal e vaginal. essa síndrome pode comprometer também outras partes do corpo, como os rins, fígado, músculos, pulmões, articulações entre outros.
 Sintomas frequentes e mais relatados pelos pacientes são dores, febres,  e fadiga.
A duas formas dessa síndrome: A primária e secudária.
Sindrome de Sjõgren primária: quando junto com ela não existe outra doença.
Sindrome de Sjõgren secundária: quando estão associadas a outras doenças auto- imunes como a Artrite Reumatóide, o Lúpus Eritematoso Sistémico, a Polimiosite, a Esclerodermia, a Tiroidite ou outras.
Pessoas que possuem essas síndrome, usam colírios para lubrificação dos olhos, para a boca mastigam chicletes para formação de salivas, usam salivas artificiais, bebem bastante água para secura nasal usam spray de água salina, a pele é hitradata com loções e cremes e fazem uso de gel lubrificante para a secura vaginal.

Esse site pode ajudar com mais informações sobre a doença:http://www.spmi.pt/docs/nedai/sindromesjogren.pdf
 
 
Beijinhos... da menina blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário