segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Falando mais sobre o lúpus

Lúpus uma doença auto-imune...
A doença é caracterizada pela produção de vários auto-anticorpos, entre eles, um contra o núcleo das células e contra o próprio DNA (ADN). Só por aí já dá para imaginar o estrago que a doença pode causar.(Parece horrivel. né?... "estrago", mas é superável).
O lupus é caracterizado por atacar órgãos e tecidos, principalmente a pele.
Se desconhece o porque do corpo produzir esse auto número de anticorpos, não se sabe se são de causas genéticas ou ambientais. Mas acontece que esses anticorpos passa a agir como se não conhecessem o próprio organismo, como se estranhassem o corpo e passa a atacá-lo, como se órgãos e tecidos desse corpo fossem agentes infecciosos externos...(Anticorpos paranóicos, credo).
O lúpus ataca pele, rins, articulações, pulmão, coração,vasos sanguíneos, células do sangue, sistema nervoso, trato gastrointestinal e outros (é melhor dizer: O lúpus ataca seu corpo inteiro.E simplificar as coisas).
A 9x mais comum em mulheres que em homens ( nossa...mulher sofre).
Ocorre em todas as idades, mas é mais comum dos 20 aos 40 anos ( e eu só tinha 9 anos quando descobri, porque que ela não me deu mais um tempinho, tinha que aparecer tão cedo).
É uma doença de difícil tratamento e em casos graves requer uso de drogas imunossupressoras pesadas. (e coloca peso nisso, só os corticoides deixa a gente enorme).
Ao mesmo tempo que é um desafio tratá-la, é uma patologia que mostra o quanto a medicina avançou nas últimas décadas. Na década de 50, mais de 60% dos pacientes morriam antes de completarem 5 anos de doença. Hoje 80% sobrevivem por pelo menos 20 anos.( eu já completei 10 anos que tenho a doença e esses 10 anos passou voando, e agora o que eu faço? Gente vamos estudar ai e acrescentar mais uns 40 anos ai pra nós).
Sintomas:
Dores nas articulações_ historinha: todas as vezes que ia ao médico sentindo essas dores, ele me dizia que era dor do cresciemento, e porque que eu só tenho um 1,50, crescer me doeu tanto que achei que ia ficar com  2metros de altura.
Pele extremamente frágil a exposição solar_ historinha: fui a Recife, me achei no direito de curtir o belo sol e mar...passei protetor, fiquei de baixo de cabaninhas, pensei" estou protegida", resultado: queimaduras de primeiro grau na barriga, com formação de bolhas de água, e muita coceira...aff's eu mereço).
Rins o mais comum é a perda de proteinas na urina_ historinha: perdi tanta proteina e sangue pela urina, que cada passo era um desmaio.
Cuidados e situações que  favorecem a reativação da doença:

- Exposição ao sol ( pegar sol faz a coisa ficar feia, nada de marquinha)

- Estresse físico ou mental (vamos fazer yoga...ahummm, esse ahummm já me deixa estressada)

- Gravidez (que coisa , não pode mas nem engravidar em paz)

- Infecções ( quando você ver o vírus ou uma bactéria, você mata eles com o sapato)

- Cigarro ( diz para  quem fuma perto de você. que você não simpatiza com chaminés)

- Abandono do tratamento ...Abandonar o tratamento é abandonar seu direito de viver...
  recomendado para leituras sobre o lúpus:  O meu prontuário do hospital ,os autores são os médicos que cuidaram de mim, os editores são as equipes do HBDF ,o conteúdo do prontuário é minha vida e o lúpus  ,parece uma Enciclopédia, tem o Tamanho grande ,Pesa cerca de 5 quilos
e é Estilo Drama.

Beijinhos ...e mais um episódio da menina do blog!












Nenhum comentário:

Postar um comentário